quarta-feira, 4 de maio de 2011

No Caminho de Emaus

Problemas são um grande problema! Mas você sabe qual é o problema do problema? ...é que quando um é resolvido, sempre aparece outro problema para ser resolvido.
Os problemas sugam nossas forças e energias, tiram o bom humor, afetam nosso corpo, trazem angústia para a nossa Alma.
Você não deveria ficar olhando para os seus problemas! Esta é a lição que podemos tirar da vida dos discípulos no caminho de Emaús:
O Problema
Jesus morreu, seus planos ficaram frustrados, não existe mais horizonte, se sentem derrotados. V.15 diz: "Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam...".
Quando estamos preocupados com nossos problemas, sempre fixamos nossos olhos neles; conversamos com alguém a respeito deles, e parece que ficamos numa roda sem soluções, ficando assim cada vez mais frustrados.
Quando você olha demais para seus problemas, veja o que acontece...
1 - Você perde a consciência da presença de Jesus (vs. 15-16).
Estes versos dizem: "Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem...".
Muitas vezes achamos que Jesus não está perto de nós.
Você já se sentiu assim?
Quando você olha demais para seus problemas.
2- Você perde a Paz, pela pressão das circunstâncias (v.17).
Aqui diz: "Eles pararam, com um jeito triste"...
Quando achamos que Jesus não está por perto para nos ajudar perdemos a paz. Nosso rosto se abate, entra a tristeza.
Quando você olha demais para seus problemas...
3 - Você perde a consciência da presença de Jesus (vs18-21)
O texto diz: "e um deles, chamado Cleopas, disse: -Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias? 19 -O que foi? -perguntou ele. Eles responderam: -O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. 20 Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21 E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu".
Entra uma desconfiança no seu coração, porque não percebe a presença de Jesus e porque perdeu a paz, você começa a perder sua certeza sobre a pessoa de Jesus.
Quem é Jesus para você?
Quando você olha demais para seus problemas...
4 - Você perde a sensibilidade no ouvir os testemunhos (vs 22-24)
"Agora lemos o seguinte: "Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo 23 e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. 24 Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus".
Outras pessoas falaram sobre a ressurreição, mas eles não acreditaram.
Muitas pessoas têm testemunhado daquilo que Jesus tem feito na vida delas, e você acha que Jesus não vai fazer na sua.
Você tem crido nos testemunhos?
Quando você olha demais para seus problemas...
5 -  Você perde o entusiasmo pela Palavra (vs 25-27)
Vamos ler o texto: "Então Jesus lhes disse: -Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! 26 Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. 27 E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas".
Era o próprio Jesus que estava falando, mas naquele momento, eles não o reconheciam. Jesus falou sobre tudo o que a Palavra dizia sobre Ele, mas eles não o reconheceram.
Você tem buscado a Deus em sua Palavra?
O que a Bíblia têm a haver com seus problemas?
Agora, se você tem experimentado isso, há duas atitudes que você deveria tomar para gerar uma mudança na sua vida:
1. Convide Jesus para ficar com você (v. 29)
Diz o v.29: "Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo: -Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando. Então Jesus entrou para ficar com os dois".
A palavra constranger tem o sentido de insistência, (mostrar que é muito importante a presença dele).
Quanto será que temos demonstrado para Jesus que ele é importante para nós, e desejamos que ele não se aparte nenhum momento de nós?
2. Convide Jesus para te guiar na comunhão (v.30)
E no v.30 está: "Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles".
Somente se dava o direito de conduzir a comunhão do partir para uma pessoa que nitidamente fosse reconhecida como autoridade espiritual.
Devemos convidar Jesus para que nos guie nessa comunhão que sempre, em primeiro lugar é a comunhão com Deus. "Eu sou o caminho... ninguém vai ao Pai senão por mim...".
Os resultados:
Restauração da consciência da presença de Cristo (v.31)
"Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus"....
Adoração - é a volta da percepção do verdadeiro Jesus, Eles voltaram a reconhecer a Jesus, o Filho de Deus, o Yeshua Hamashia, o Messias prometido, o Resgatador, o Libertador, o Santo de Deus.
Restabelecimento do ardor pela Palavra de Deus (v.32)
V.32: "Então eles disseram um para o outro: -Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?"
Perceberam que aquilo que estavam sentindo quando Jesus lhes anunciava a Palavra, ardia em seu coração, mas só ficaram conscientes deste valor quando pediram a Jesus para guiá-los na Comunhão.
Retomada da Carreira (v.33)
V.33: "Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém...".
Voltaram para Jerusalém onde estavam os outros discípulos - Voltaram para somar, voltaram para estar juntos. Voltaram para arregaçar as mangas, voltaram para juntos servirem a Jesus.
Restauração do vigor no Testemunho (v.35)
V.35: "Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão".
Conclusão
Hoje, convide o Espírito Santo para ficar com você; resolva ter comunhão com Ele!
Isto desviará seus olhos do problema e ainda, como resultado, você: Terá a restauração da consciência da presença de Cristo Verá o restabelecimento do ardor pela Palavra de Deus Ganhará a retomada da Carreira Terá a restauração do vigor no Testemunho

1 comentários:

Anônimo disse...

Pastor Léo, vc realmente é muito bom com as palavras!!

Prissilla Cabral