quinta-feira, 10 de maio de 2012

10 dias por terra cortando 2 paises

Muitos já fizeram esta viagem, cada pessoa carrega uma experiência diferente e comigo acredito que tenha sido desta forma também. Só quero ressaltar que sempre ouvi dizer que os assaltos são freqüentes, que a polícia coloca drogas nas mochilas, isso e aquilo. Comigo não aconteceu nada disso, fui muito bem tratado em todos os lugares que passei, nas agências, o povo nativo, tudo correu muito bem.

O meu roteiro foi o seguinte: Três Lagoas MS – Campo Grande MS – Corumbá MS – Puerto Suares – Santa Cruz de lá Sierra     - Sucre - Potosi - Oruro - Cochabamba – Santa Cruz de lá Sierra – Puerto Suares – Corumbá MS – Campo Grande MS – Cuiabá MT – Nova Mutum MT – Várzea Grande MT -  - Campo Grande MS – Três Lagoas MS.

Vou tentar descrever brevemente o dia-a-dia da minha viagem:

11 de Maio (Segunda): embarquei as 01h30min da manha com um atraso de 2 horas e meia na viação São Luiz (preço da passagem 52,00 reais), no meio do caminho antes de chegar a Água Clara MS o ônibus quebrou e tivemos que esperar a chegada de outro ônibus que demorou nada mais que 3 horas e meia, tirando a preocupação de ficar num lugar deserto deu pra conversar e fazer novas amizades, bom fomos chegar em campo grande já era quase 09h30mim da manha mais tudo bem, chegando lá os irmãos já estavam esperando na rodoviária para podermos almoçar.

11 de Maio (Segunda a tarde):
 embargamos as 15h30min no ônibus da Andorinha (preço da passagem 78,00reais) que ia de Campo Grande a Corumbá, foi uma viajem tranqüila e linda, vimos muitas paisagens do pantanal sul mato-grossense e chegamos em Corumbá por volta das 22h e fomos direto para um hotel (diária por pessoas 30 reais).

12 de Maio (Terça pela manha): seguimos rumo a fronteira Bolívia com o Brasil e lá pegar a permissão de entrada na Bolívia, apresenta as identidades e passaportes e conseguimos os nossos vistos de 30 dias, mais não se engane se você acha que se você estiver com alguma irregularidade não vai entrar na Bolívia fique tranqüilo porque lá sempre se da um jeito pra tudo, um de nossos amigos que estava conosco estava sem os documentos exigidos, mais com 30,00 reais ele passou tranqüilo e assim que funciona as coisas do lado da aduana boliviana.

12 de Maio (Terça pela tarde): almoçamos em Puerto Quijarro e o cardápio foi sardinha com farofa. Pegamos o trem rumo a Santa Cruz de lá Sierra (preço da passagem 45,00 reais), e o trem sai as 16h e a viajem dura 17horas em media passando por inúmeros povoados, aonde o trem vai parando e claro os vendedores sempre abortam você com os populares pollos (frangos fritos) aceite um conselho não coma tudo que e oferecido pelos vendedores bolivianos.

13 de Maio (quarta pela manha):
Chegamos em Santa Cruz por volta das 08h30min da manha no terminal bi modal de Santa Cruz, aonde nosso irmão Beltram já estava nos esperando, em seguida já compramos as passagens de ônibus para Sucre (preço da passagem 30,00 reais) duração da viajem 15 horas, e diga se de passagem é uma viajem muito cansativa, se você puder ir de vôo(preço da passagem 140 reais) vá porque de ônibus e pra deixar qualquer uma quebrado.

14 de Maio (quinta pela manha): chegamos a sucre por volta das 08 da manha, fomos direto pra uma padaria tomar café da manha (preço médio de 5 reais) em seguida enfrentamos a luta dos taxistas por passageiros, eles brigam pelas malas e claro pelos passageiros, fretamos dois táxis de Sucre a Potosi (preço 40,00 reais para três pessoas) tempo de duração da viajem de táxi e de aproximadamente de 2h30min mais eu aconselho você a ir de táxi do que de ônibus.

14 de Maio (quinta na hora do almoço): chegamos a Potosi e fomos direto pra igreja Assembléia de Deus da Bolívia do meu amigo Pr Andréas que já estava nos esperando pra almoçar. Fomos almoçar em um restaurante muito bonito e limpo (preço da refeição 6,00 reais) mais escolhe bem o lugar que você vai comer porque nem todos são tão limpos.

15 de Maio (sexta feira): passamos o dia todo explorando a cidade e suas belezas arquitetônicas e históricas, visitamos também o museu da casa da moeda de Potosi (preço 8,00 reais) vale a pena o passeio você entenderá a história desse lugar cheio de mistérios e lendas.

16 de Maio (Sábado pelo dia): saímos e compramos alguns sovineis da cidade, e vimos também o desfile de escolas de Potosi na praça central, almoçamos e começamos a nos preparar para a volta ao Brasil.

16 de Maio (Sábado à noite): Compramos a passagem de volta de Potosi a Cochabamba (preço da passagem 15,00 reais), duração da viajem e de 10 horas e digo de verdade vale a pena você voltar por cochabamba, porque a estrada e toda asfaltada, com paradas e com postos de alimentação que não são lá aquelas coisas mais em vista dos da estrada de Sucre são ótimos.

17 de Maio ( Domingo de manha): Chegamos em Cochabamba por volta das 06h da manha, um frio gigantesco, e nunca na minha vida tinha visto algo como aquilo uma rodoviária mais cheia que a de São Paulo (capital), em seguida tomamos café (preço 3,00 reais) e compramos a passagem pra santa cruz (12,00 reais) duração da viajem é de 10h.

17 de Maio (Domingo à tarde):
 chegamos a Santa Cruz e não encontramos passagem no trem para Puerto Quijarro porque se você quiser assegurar um lugar no trem expresso do oriente (laranja) compre suas passagens antes bem antes porque os trens são um dos mais usados meios de transporte na Bolívia, compramos a passagem de volta de ônibus mesmo (preço da passagem 10,00 reais), duração da viajem e de 18h e a estrada e horrível de santa cruz a puerto quijarro, se quiser fazer suas necessidades e no meio da pista mesmo então se não for de trem ou de avião já sabe que de bus e assim que funciona.

18 de Maio (Segunda de manha): chegamos a Puerto quijarro por volta das 09h da manha fomos a um hotel para tomar banho (preço 15 reais) e em seguida fomos comprar algumas roupas que diga se de passagem e hiper barato, depois das comprar pegamos um táxi boliviano até fronteira (preço do táxi para 5 pessoas 10 reais), mais se você está achando barato os preços das coisas na Bolívia não se assuste por que agora vamos continuar a viajem do lado brasileiro e ai sim vamos estar na nossa realidade.

18 de Maio (Segunda a tarde): quando passamos para o lado brasileiro voltamos a nossa realidade cruel e capitalista, um táxi da fronteira ao centro de Corumbá 30,00 reais, fomos comer em um restaurante e a conta total para 5 pessoas foi de 120,00 reais, em seguida fomos a rodoviária e pegamos um ônibus para campo grande pela empresa andorinha (preço 77,00 reais), duração da viajem foi de 6 horas sendo que saímos as 15h e chegamos em Campo Grande as 21h, fomos para um hotel q saiu em media para cada um 25,00 reais.

19 de Maio (terça de manha): embargamos para Cuiabá pela empresa oceanair (preço da passagem aérea de 130,00 reais) duração do vôo foi de 50 min e muito confortável.

Espero que vocês tenham gostado do resumo da nossa viajem, nesse relato eu procurei passar mais os custos e gastos que você tem ao querer ir à Bolívia, se você somar todos os gastos aqui citados creio que vai ver que tem que se preparar bem para ir pra lá porque,  viajem e muito cansativa e muito perigosa sim, mais com Deus na frente tudo da certo por isso missionários e aventureiros lembrem se quem muita oração e muita resistência não faz mal a ninguém.

Pr. Leomar Oliveira - Ministério Paixão e Ousadia Missões nossa missão são as nações esquecidas.